terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Reflexão

Nestes últimos dias todo o belo ser humano apercebeu-se que uma marca conceituada (seja o que isso quiser dizer) lançou uma publicidade, na qual escolheu bloggers (e muito bem, ideia original) e então vai de fazer filmes em que a temática seria as aspirações de cada um para o ano de 2013.
Resumindo e concluindo a história que já todos conhecem, uma blogger foi "crucificada em praça pública" por causa de uma mala, originando na anulação de campanha e respectivos vídeos.
Bom...( já diria o caro professor doutor Marcelo)...tudo isto deixou-me confusa.
Inicialmente confesso que fiquei revoltada/indignada com tamanha revelação da blogger, porque não entendia como uma mala pode fazer alguém tão feliz, sabendo ela que ia ser ouvida por pessoas que são autênticos Homens elástico para fazer render o "pilim", quanto mais ouvir falar em malas "xpto" que custam no mínimo, tipo 6 salários mínimos. Foi realmente estranho....mas o mais estranho também foi o tom pouco beirão e também nada alentejano com que a blogger falava, e um timbre anasalado.
Depois de algumas horas "pós trauma" tive a minha própria revelação...como pode uma marca dita conceituada lançar uma campanha sobre ambições para este ano corrente, sem ter o cuidado de proteger a imagem de quem escolheu para imagem da marca na publicidade em si?!
Primeiro, ao expôr as figuras bloggers deveria também ter o tacto de saber adaptar a mensagem que queria transmitir...se eram ambições, assim seriam e não interessa o que dali sairia pois sonhos são sonhos e ambições são ambições, cada um como cada qual, e ninguém tem de reprimir os sonhos de cada um...ou não vivemos em liberdade afinal?!
Segundo, a marca em questão em vez de transmitir as doze ambições da blogger na onda da crítica só passou uma em mais destaque, a da respectiva mala de marca antiga e fina que começa com C...e que dá com tudo pelos vistos...Logo aí antevemos má fé ou descuido de imagem, ou será maldade minha...
Terceiro, a atitude da marca ao anular os vídeos no total e por completo foi de tom pouco profissional e até mesmo infantil...deixa apagar a ver se ninguém viu...tipo crianças que partem um prato e dizem tapa com o pano para a mãe não ver...exporem-se ao ridículo por completo, senão mesmo dar um tiro no pé....pois só mostra o que se pode contar com esta marca...quando as coisas dão para o torto são os primeiros a abandonar o barco e ignorar culpas...
A minha opinião final, sinceramente acho que se deu importância a mais a este assunto ao ponto até mesmo de eu postá-lo...sendo mais uma a dar relevo a isto...Mas no fundo acho que as pessoas perderam a noção do ridículo, se vermos a situação deste ponto de vista: Uma rapariga blogger com algum sucesso nesta área, foi contratada por uma marca conceituada, para um filme básico e singelo de se apresentar a si e às suas ambições para 2013, como sendo um modelo para a nova geração que se esforça a fazer pela vida, ou como agora é moda dizer...aplicar o empreendedorismo. Pois um dos sonhos desta rapariga é ter uma mala preta que seja de fácil utilização e coordenação, entre os outros onze desejos. Tem por sinal um timbre diferente, ou não, do que ouvimos jornalistas conceituados, advogados respeitosos, actores bem sucedidos e outras figuras CARismáticAS (também eles sei lá porquê)....
Resultado dos resultados, no dia que a campanha é lançada esse sonho enaltecido pela marca foi mal interpretado e só porque a menina tem esse timbre e esse sonho, não é digna de se poder expressar porque fere a individualidade de cada um, porque estamos em crise, logo já nem sonhar nos é permitido.
Fiquei mesmo a ver as coisas da vertente em que a marca não teve respeito por quem contratou, pois teve a atitude de fazer de conta que nada se passou e que já não os conhecia...e mostrou que a falta de profissionalismo talvez tenha sido mesmo da marca pois deveriam ter tido mais cuidados no briefing e na edição dos vídeos.
Conclusão uma blogger ganhou mais visitas num dia, do que em meses de vida de blog...ganhou uma visualização até mesmo a nível de merecer uma reportagem/entrevista destaque (qual político ou algo que lhe valha)...e ainda ganhou o apoio de pessoas que se desiludiram com a marca em causa, por atitudes menos nobres.
Foi feio e confuso ver esta novela toda montada...país irmão que se cuide que estamos a ganhar o jeito para as novelas de enredo dramático/suspense.
Bonito de se ver foi verificar a enormidade da importância da opinião do consumidor, para conseguir denegrir uma marca conceituada...fazendo o "volte-face" de toda uma armadilha mal engendrada.

PA  

Sem comentários:

Enviar um comentário